Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus teve representação em congresso internacional sobre controle e políticas públicas

2 de junho de 2025
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), participou, como representante da Prefeitura de Manaus, do 9º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP). Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o encontro reuniu profissionais de diversos países e Estados brasileiros em debates sobre os desafios globais e locais relacionados ao meio ambiente, à eficiência dos serviços públicos e ao fortalecimento da atuação dos órgãos de controle.

Representando o prefeito David Almeida, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Célio Guedes, ressaltou que “a programação buscou reforçar o papel das instituições de controle na indução de boas práticas de governança ambiental e na promoção de políticas públicas mais sustentáveis”.

A programação inclui palestras sobre Bioeconomia; a questão climática e a iniciativa do ClimateScanner; e a atuação dos Tribunais de Contas no âmbito da Sustentabilidade Ambiental. Há, ainda, debates sobre a Federação e as Políticas Públicas; Sustentabilidade e a Educação; e Desenvolvimento Sustentável, e painéis abordando os Riscos Fiscais e Controle Preventivo de Políticas Públicas; Controle e Políticas Ambientais; e Emergência Climática, Desastres Ambientais e a COP 30, entre outras atividades.

Participou do congresso, como painelista, a secretária municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Marcela Arruda, que explanou sobre “A Importância do Controle nas Contas Públicas Sustentáveis”, no painel sobre Mudanças Climáticas.

Marcela Arruda, é advogada, mestre em Gestão em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Direito Administrativo pela Corte de São Paulo, em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária e Eleitoral Parlamentarista, e Direito Constitucional pela Escola Superior de Educação da USP de São Paulo, autora do livro “Controle de Contas 2.0”.

No congresso, ela destacou as contratações públicas sustentáveis e o papel dos órgãos de controle nas mudanças climáticas, apresentando um panorama das mudanças climáticas e mencionou exemplos. Ao final, deixou uma mensagem para reflexão. “Nós precisamos agir. Se o mundo está em chamas, nós precisamos apagar o fogo imediatamente. E é este o convite que eu faço à reflexão dos Tribunais de Contas e dos demais órgãos de controle e representação de governos municipais que aqui estão”.

— — —

Texto e fotos – Divulgação / Semad

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Projeto transforma vidas de crianças e adolescentes com TEA na educação municipal de Manaus

1 de julho de 2025
Manaus

Prefeitura inicia fase de assinatura de contratos do sistema de transporte complementar

1 de julho de 2025
Manaus

Manausprev inicia auditoria para manter excelência e atendimento

1 de julho de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 228 vagas de emprego nesta quarta-feira, 2/7

1 de julho de 2025
Manaus

Novos radares entram em operação em Manaus

1 de julho de 2025
Manaus

Empreendedoras ocupam espaços da Semulsp e transformam desafios em oportunidades

1 de julho de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital