Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus promove ações de prevenção em áreas impactadas por enchentes

4 de junho de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de reduzir o impacto da cheia dos rios na saúde da população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 4/6, a intensificação do trabalho de prevenção aos agravos que podem surgir devido à cheia do rio Negro e da inundação dos domicílios.

A chefe do Núcleo de Vigilância da Água, Solo e Ar da Semsa, Jocilene Galúcio Barros, informa que a ação aconteceu em áreas do bairro do São Jorge, zona Oeste, com atividades de educação em saúde aos moradores, distribuição de material educativo e de hipoclorito de sódio, composto utilizado para tornar a água potável.

“As equipes de saúde orientaram os moradores sobre o risco de doenças como hepatite A, tétano acidental, leptospirose, dengue e doenças diarreicas. Também foram orientados sobre as medidas de cuidado no consumo de água, reduzindo o risco de doenças, sobre a importância de evitar o contato com água contaminada e com o lixo, e de consumir água fornecida pela concessionária”, explicou Jocilene Barros.

A programação aconteceu em áreas localizadas no beco Itapuranga, e ruas Nara Leão e Humberto de Campos, que, segundo Jocilene Barros, são áreas do bairro São Jorge já afetadas com a inundação e onde a população, residente em domicílios que inundam, já sofre o impacto do risco de adoecimento, inclusive por conta de precárias condições de acúmulo de resíduos sólidos sob as residências.

“Além das ações para a prevenção de doenças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil, já instalou as pontes de madeira como vias de acesso, o que representa redução de risco à saúde dos moradores, por impedir o contato com água e resíduos contaminados”, afirmou Jocilene Barros.

A chefe do setor de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Ana Carolina de Araújo de Souza, informou que a ação foi executada com apoio de agentes comunitários de saúde das equipes da unidade de saúde Rayol dos Santos e da Unidade de Saúde da Família – O 28, além de agentes de controle de endemias.

“A ação também reforçou orientações sobre as arboviroses, como dengue, e a divulgação das informações sobre a ampliação da rede de diagnóstico para malária na zona urbana de Manaus. Ao todo, a ação distribuiu 250 unidades de hipoclorito para os moradores”, destacou Ana Carolina.

A programação, além de atingir o bairro do São Jorge, também será realizada na área conhecida como Bariri, no bairro Presidente Vargas, e o bairro Educandos, na zona Sul de Manaus, considerados como áreas de risco para as enchentes.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

PMM recupera avenida estratégica que liga três zonas da capital

30 de junho de 2025
Manaus

‘Junho Verde’ com programação e indicadores históricos

30 de junho de 2025
Manaus

2º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti de 2025

30 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem no bairro Compensa

30 de junho de 2025
Manaus

Reconstrução do acesso no Nova Cidade com nova ponte

30 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras de drenagem na Alvorada

30 de junho de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital