Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Poeta Francisco de Abreu Cavalcante ganha exposição

25 de junho de 2025
Compartilhar

A trajetória literária do poeta Francisco de Abreu Cavalcante, de 91 anos, é tema da exposição em cartaz na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na rua Costa Azevedo, nº 216, no centro da cidade. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a mostra apresenta um panorama da obra do escritor amazonense, com destaque para o livro “Miséria e Utopia”, contemplado pelo Edital Demais Linguagens de 2024, da Lei Paulo Gustavo (LPG), promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O livro, lançado neste ano, propõe reflexões sobre a realidade social por meio da poesia, com ações voltadas a públicos diversos, como pessoas em situação de rua, idosos e escritores da terceira idade. A obra reforça o compromisso do autor com temas sensíveis, como desigualdade, memória e esperança.

De acordo com o presidente do Concultura, Tony Medeiros, a exposição representa um reconhecimento à contribuição dos artistas locais.

“Essa exposição é resultado de uma política pública que funciona. Por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Manaus, conseguimos contemplar o poeta Francisco de Abreu Cavalcante com a publicação do ‘Miséria e Utopia’. É uma forma de garantir que a produção literária local ganhe visibilidade e chegue a públicos diversos. Valorizar nossos autores é fortalecer a cultura da nossa cidade”, afirmou o presidente.

A mostra reúne resumos de obras, capas, fotografias, manuscritos, recortes e edições publicadas de títulos como “Rabiscos de Amor”, “Maravilhas da Vida” e “Luzes Poéticas”. Os visitantes também poderão conhecer, em primeira mão, trechos da próxima obra inédita do autor, o “São Nuno de Santa Maria Cantado em Versos”, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. O livro homenageia o guerreiro português conhecido como “Santo Condestável”, figura histórica que lutou ao lado de dom João pela independência de Portugal.

Estudantes, pesquisadores e frequentadores da biblioteca terão a oportunidade de se aprofundar na produção poética de Cavalcante, cuja escrita é marcada por sensibilidade, crítica social e um profundo senso de humanidade. A exposição também propõe uma reflexão sobre o papel da literatura como instrumento de resistência, inclusão e preservação da memória.

A iniciativa integra as ações de difusão cultural previstas no edital da LPG e reforça o compromisso com a valorização de autores regionais e da literatura produzida no Amazonas. A exposição permanece aberta à visitação até julho deste ano.

— — —

Texto – Divulgação/Concultura

Fotos – Divulgação/Elizabeth Cavalcante

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

USF Megumo Kado será reinaugurada e atendimentos em ponto de apoio serão interrompidos

1 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura inscreve para 1ª corrida ‘#SouManaus’ nesta segunda-feira

1 de setembro de 2025
Manaus

Segundo domingo de ‘Faixa Liberada’ atrai multidão ao Centro e prefeito David Almeida destaca sucesso da iniciativa

1 de setembro de 2025
Manaus

Edição do ‘Manaus Cidadã’ em parceria com o Prospera tem público de 3 mil pessoas

1 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus leva experiências à Conferência Internacional de Resíduos e Saneamento Básico

1 de setembro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 565 vagas de emprego nesta segunda–feira, 1º/9

1 de setembro de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital