Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

CMS publica lista de entidades habilitadas para processo eleitoral

15 de julho de 2025
Compartilhar

A lista final com as 46 entidades habilitadas a concorrer no processo eleitoral para o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), de 14 de julho de 2025, Edição 6.110. O processo eleitoral vai definir a composição do CMS/Manaus para triênio 2025-2028, com 32 conselheiros municipais de saúde titulares e 32 suplentes, e será realizado no período de 21/7 a 5/8, seguindo o regulamento eleitoral publicado no DOM de 10/6.

As vagas para conselheiros são distribuídas entre gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do Sistema Único de Saúde (SUS). Seguindo o regulamento eleitoral e o regimento interno do CMS/Manaus, as vagas de conselheiros são destinadas às entidades eleitas, que indicam os nomes dos titulares e suplentes que vão assumir as vagas no CMS/Manaus.

No processo eleitoral, os gestores são nomeados por indicação da gestão da saúde e entidades de prestadores privados de serviços de saúde. Os trabalhadores de saúde elegem representantes de trabalhadores e os usuários do SUS elegem os representantes de usuários.

Para o segmento de gestores, as vagas são destinadas a representantes das secretarias municipal (Semsa) e estadual (SES/AM) de saúde, e de entidades de prestadores privados de serviço de saúde.

No caso dos conselheiros representantes de usuários, 32 entidades foram habilitadas para concorrer a vagas destinadas a representantes zonais (Norte, Leste, Sul, Centro Sul, Oeste, Rural Terrestre e Rural Fluvial e Ribeirinha) e de representantes de entidades ambientalistas; organizações religiosas; associações de pessoas com patologia; associações de pessoas com deficiência; movimento organizados de mulheres em saúde; movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros); e entidades indígenas.

No segmento de trabalhadores de saúde, 13 entidades foram habilitadas, entre representação de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores urbanos e rurais da área da saúde; associações, confederações, conselhos profissionais regulamentadas, federações e sindicatos da área da saúde; representante de entidades públicas de hospitais universitários e hospitais campos de estágio, de pesquisa e desenvolvimento, e de comunidades científicas.

O regulamento do processo eleitoral e a lista final com as entidades habilitadas para o processo eleitoral podem ser acessados no site http://dom.manaus.am.gov.br/.

Os conselheiros municipais podem assumir dois mandatos consecutivos, de três anos cada. O início do novo mandato, assim como a posse, está marcado para o dia 27/8.

— — — 

Texto – Divulgação/Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Plano de Verão leva asfalto novo e transforma realidade da comunidade Campos Sales

26 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida reforça prazo final para adesão aos benefícios do programa ‘Dívida Zero’, que encerra nesta sexta-feira

26 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus leva mais qualidade de vida ao Colônia Santo Antônio com obras de manutenção asfáltica

26 de agosto de 2025
Manaus

Obra emergencial da Prefeitura garante mais segurança para famílias que vivem às margens do igarapé do Zumbi

26 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus altera tráfego na Rua Catalão, no Novo Aleixo

26 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus convoca profissionais em nova chamada do ‘Mais Médicos para o Brasil’

26 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital