Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Unidade de educação infantil da Prefeitura de Manaus realiza 13ª edição de feira de ciências

25 de julho de 2025
Compartilhar

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Humberto Castelo Branco, da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta sexta-feira, 25/7, a “13ª Feira de Ciências”, da unidade gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade, e contou com a participação da equipe escolar e dos responsáveis pelas crianças. 

A diretora do Cmei, Ruth Rocha, ressaltou o protagonismo infantil ao longo do processo. “A 13ª Feira de Ciências” tem encantado as crianças. Nós tivemos a oportunidade de unir conhecimentos tecnológicos e científicos. A investigação das crianças sobre o córrego que passa por baixo da nossa escola nos levou a um trabalho enriquecedor. As crianças realmente foram protagonistas”, afirmou 

O evento envolveu aproximadamente 45 crianças da educação infantil e da sala de recursos da educação especial em uma experiência de aprendizagem que uniu ciência, cultura e meio ambiente. A feira contou com três temáticas principais, pensadas a partir das vivências e do território das crianças 

As turmas do 1º e 2º período trabalharam o tema “Meu Cmei, a comunidade do Parque 10 e o igarapé do Mindu: perspectivas a partir do olhar dos pesquisadores da pré-escola”. Para desenvolver o tema, as crianças visitaram o parque do Mindu, conheceram a mata ciliar, observaram o igarapé e iniciaram investigações a partir do córrego que passa sob a própria escola, despertando o olhar científico desde a primeira infância. 

As crianças do maternal encantaram o público com o tema “Rio que conta histórias: Lenda do Amazonas e a cultura popular”, promovendo o resgate da oralidade, das lendas amazônicas e da importância da preservação da identidade cultural. 

Já a sala de recurso da educação especial apresentou o projeto “Pequenos cuidadores das águas: do rio ao mar, juntos por um planeta limpinho”, reforçando a consciência ambiental e o papel coletivo na preservação dos recursos hídricos. 

A professora Mara Regina Muniz, do 2º período, reforçou a potência da aprendizagem contextualizada. “Foi uma vivência significativa. As crianças aprenderam na prática, observaram o igarapé e conectaram o que viram com o que estudamos em sala. Isso fortalece a construção do conhecimento de forma ativa e integrada com a realidade”, contou. 

O subsecretário da Semed, Dalmir Salazar, também participou da atividade e destacou o impacto da feira no desenvolvimento das crianças. “Eventos como este mostram o quanto a escola pode ser um espaço de investigação, curiosidade e transformação. A educação infantil tem papel essencial no despertar do pensamento crítico e no cuidado com o meio em que se vive”, enfatizou. 

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCnNJj

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Encerrado o credenciamento do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

25 de agosto de 2025
Manaus

Ação inédita no Brasil de integração de rede hoteleira ao ‘#SouManaus’

25 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito lidera mutirão no parque Desembargador Paulo Jacob

25 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura entrega Getúlio Vargas revitalizada para Faixa Liberada

25 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito lança ‘Faixa Liberada’ na avenida Getúlio Vargas

25 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito visita área atingida por incêndio no Morro da Liberdade

25 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital