Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura ofertam mais de 270 mil procedimentos em dois anos

25 de julho de 2025
Compartilhar

Há dois anos em atividade, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vêm contribuindo para fortalecer a assistência à população feminina e ampliar a cobertura da atenção primária no município. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o serviço itinerante alcança, hoje, as cinco zonas distritais de saúde da capital, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural, contabilizando mais de 270 mil procedimentos ofertados às mulheres desde a implementação.

As três primeiras unidades do serviço móvel iniciaram as atividades no dia 25 de julho de 2023, beneficiando usuárias dos Distritos de Saúde (Disas) Leste, Norte e Oeste. No ano passado, em abril, com dois novos equipamentos, os atendimentos alcançaram os Disas Sul e rural. Cada estrutura circula em seu respectivo distrito, ofertando procedimentos e serviços de saúde em cada localidade por em torno de 15 dias.

O prefeito David Almeida ressalta que, com as unidades móveis, a gestão municipal avançou para assegurar que mais mulheres tenham acesso a serviços e procedimentos básicos como consultas médicas, exames preventivos, vacinação e dispensação de medicamentos.

“Elas contam com médicos, enfermeiros, equipamentos de imagem, ou seja, são estruturas completas, que circulam pelos bairros e somam com as unidades fixas para facilitar o acesso das nossas mulheres à saúde, ajudando para termos uma atenção primária cada vez melhor”, assinala o prefeito.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, destaca também a oferta de mamografias e exames preventivos no serviço móvel da Semsa, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento de outros serviços. Os exames, ela aponta, são essenciais para o rastreio, prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, os mais prevalentes entre a população feminina em Manaus.

“Com a ampliação da oferta desses exames, mais mulheres vêm tendo acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento em tempo oportuno, com mais chances de cura, redução da progressão da doença e melhor qualidade de vida”, relata Aline.

A chefe do Núcleo do Programa de Saúde Móvel da Semsa, enfermeira Meliza Souza, ressalta que as unidades móveis vêm contribuindo, de forma significativa, para a ampliação da cobertura de saúde. O serviço atua tanto na zona urbana quanto na rural, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais, onde o acesso aos equipamentos da rede de atenção primária é mais dificultado.

“Isso contribui para reduzir barreiras geográficas e sociais e aproximar o serviço de saúde da população feminina, garantindo um cuidado integral para nossas mulheres em todas as fases de vida”, aponta.

Serviço móvel

O serviço móvel de Saúde da Mulher da Semsa conta, atualmente, com cinco estruturas, uma para cada distrito sanitário do município, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural. As unidades oferecem atendimento exclusivo para a população feminina, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal.

Conforme Meliza Souza, as usuárias podem localizar a unidade mais próxima, por meio dos canais digitais da Semsa, onde a localização das estruturas é atualizada e divulgada semanalmente na Internet, pelo link direto www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades-basicas-de-saude-ubs/unidades-moveis-de-saude-da-mulher/, e no Instagram (@semsamanaus). 

“O atendimento nas unidades ocorre diariamente, das 7h às 17h, por ordem de chegada. Antes de se dirigir à unidade móvel, assegure-se de ter em mãos o documento oficial de identidade e o cartão do SUS”, orienta a gestora.

O catálogo de serviços ofertados nas unidades inclui consultas médicas e de enfermagem, coleta e exame preventivo, consulta inicial do pré-natal, mamografia, exames diversos de ultrassonografia e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez. As usuárias têm acesso também a vacinação do calendário básico, planejamento familiar e dispensação de medicamentos.

Números

Juntas, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher somaram um total de 271.127 procedimentos realizados para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, desde o início das atividades do serviço até a terça-feira, 22/7.

Nesse total se incluem 65.624 consultas médicas, 26.291 consultas de enfermagem, 17.734 coletas do exame preventivo do câncer do colo do útero, 18.741 mamografias e 110.525 ultrassonografias, dentre obstétricas, da mama e outras.

Também nas unidades foram realizados 31.630 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e 582 testes rápidos de gravidez.

— — —Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus realiza primeira ação do projeto ‘Jogo Limpo’ na minivila olímpica do Santo Antônio

25 de julho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus tem aumento de 2% no número de novos alvarás de construção no semestre

25 de julho de 2025
Manaus

Dois anos do Dimicro com primeira edição do ‘Semtepi Itinerante’

25 de julho de 2025
Manaus

NOTA DE PESAR – Cícero Ferreira da Silva Neto

25 de julho de 2025
Manaus

Centro Histórico de Manaus recebe 2ª etapa do ‘Vivências Amazônicas’ com foco em turismo comunitário

25 de julho de 2025
Manaus

Sinalização viária na zona Leste e em outras regiões de Manaus

25 de julho de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital