Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Semana do Controle Social reafirma importância dos conselhos locais de saúde

30 de julho de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de fortalecer a qualidade dos serviços de saúde da rede de atenção primária, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira, 30/7, a 19ª Semana do Controle Social com o tema “Fortalecer o controle social por meios conselhos locais de saúde”. O evento foi realizado no auditório Eulálio Chaves, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bairro Coroado e reuniu mais de 200 trabalhadores, representantes da gestão e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na abertura do evento, que contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), o subsecretário municipal de saúde, Djalma Coelho, que representou a titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou o valor do evento para, a partir da exposição das demandas sociais, potencializar a eficiência do SUS.

“A Semana do Controle Social de Saúde se configura num espaço amplo para discussão sobre o funcionamento do SUS a partir do olhar do usuário, do olhar trabalhador e na presença e com o olhar dos gestores. É um evento que propicia um ambiente muito potente para que todos nós possamos contribuir para melhorar a eficiência do SUS no município de Manaus”, assinalou.

O presidente do CMS/MAO, Elson Moreira de Melo, ressaltou que o evento também celebrou o 34º aniversário do Conselho Municipal de Saúde de Manaus. Elson lembrou que a sua gestão conclui o mandato no dia 27 de agosto e avaliou que o processo de renovação eleitoral do Conselho fecha o ciclo de sua administração.

Ao discorrer sobre o envolvimento popular para aprimorar a saúde pública na capital, Elson Moreira de Melo, pontuou que os números mostram que a participação popular vem aumentando gradativamente na composição dos conselhos de saúde. 

“Em 2006, havia oito conselhos locais de saúde, mas em 2017 tínhamos um total de 68 e hoje, em 2025, temos 81 conselhos locais. O que demonstra uma participação crescente das pessoas, das entidades na configuração desses órgãos colegiados. Então eu sempre adoto uma perspectiva otimista em relação à participação social. Claro que temos altos e baixos, mas isso faz parte do processo democrático e eu como apaixonado pelo SUS, sou um grande incentivador. Que a gente continue nesse mesmo ritmo para defender a saúde púbica”, acentuou.

Ao desenvolver o tema “Controle Social na Saúde”, o coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), Júlio César Schweickardt, que também é coordenador do Doutorado em Saúde Pública na Fiocruz Amazônia, destacou que é sempre importante lembrar que o SUS foi uma conquista do povo brasileiro, um patrimônio, que precisa ser defendido por todos.

“Todos nós temos a tarefa de fazer essa defesa do SUS, considerando que ele precisa se desenvolver, ser melhorado. Outro dia eu ouvi o relato de um motorista de Uber, que falou assim: ‘A gente não tem o SUS que a gente precisa, mas a gente tem o SUS que a gente necessita’. Ou seja, é óbvio que a gente precisa que o SUS se aprimore, mas o SUS que está aí, é o SUS que tem sustentado a saúde pública no nosso país, e eu acho que essa é a grande conquista e que a gente sempre tem que lembrar isso. O SUS é nosso”, sintetizou.

Conselhos locais

A Semana do Controle Social também contou com a palestra “A importância dos conselhos locais para o controle social na saúde”, tema explanado pelo presidente da Confederação Nacional das Associações Comunitárias (Conam), Getúlio Vargas Júnior, que também integra a Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Saúde.

Ao falar sobre a importância dos Conselhos Locais de Saúde, Getúlio destacou que o controle social vem dos bairros, das rotinas das unidades básicas de saúde, das várias formas de moradia, do estudo, do trabalho, do cotidiano das pessoas. E ao considerar esse cenário é fundamental fortalecer a consciência de que o controle social não só se dá nas grandes instâncias.

“O controle social começa no micro, no local onde as pessoas moram, onde as pessoas vivem, onde o SUS tem que entregar determinados atendimentos, que são assegurados pela Constituição e os conselhos locais atuam justamente para isso: ter um SUS forte que dê as respostas que as pessoas precisam”.

— —- —- Texto e fotos – Tânia Brandão/Semsa 

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

22 de agosto de 2025
Manaus

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

22 de agosto de 2025
Manaus

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

22 de agosto de 2025
Manaus

Ageman notifica Águas de Manaus para refazer serviço no Japiim

22 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital