Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura enfoca rede de apoio para as mães que amamentam

1 de agosto de 2025
Compartilhar

Com o compromisso de intensificar o incentivo à amamentação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta sexta-feira, 1º/8, a “Semana do Bebê”, como parte da campanha Agosto Dourado, movimento anual que promove e defende o aleitamento materno.

A mobilização iniciou na Unidade de Saúde da Família (USF) Walid Aziz, no Parque Mosaico, que está sob a área de abrangência do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste). A metodologia adotada para a abordagem do tema central e dos subtemas relacionados ao Agosto Dourado, foi a roda de conversa. Usuárias gestantes, lactantes, avós, parceiros e outros familiares participaram das discussões e esclareceram suas dúvidas acerca da amamentação.

A chefe do Núcleo Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, enfermeira, Janaína Sá Terra, explicou que a atividade foi elaborada de modo a contemplar os aspectos que envolvem a amamentação, enfocando as dificuldades e os desafios que cercam esse ato.

“Nós reunimos várias áreas técnicas como a Saúde da Mulher, a Saúde da Criança, Saúde Bucal, Saúde do Homem, Nutrição, para que os servidores de cada área ressaltem como a amamentação traz benefícios que se refletem na vida da criança, na saúde da mãe, nos familiares. Aproveitamos também para esclarecer as dúvidas de todos sobre como todos devem agir e podem contribuir para criar um ambiente favorável para que essa mãe amamente seu filho”, assinalou.

Um dos pontos que mais chamaram a atenção na roda de conversa foi a “pega na mama”, que é a forma correta de amamentar os bebês, conhecendo as técnicas de segurar e posicionar a criança para garantir que ela se alimente de forma confortável sem machucar as mamas da mãe.

A enfermeira Mara Varela, técnica do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, que também demonstrou as técnicas corretas para facilitar a amamentação e evidenciou que há uma tendência em idealizar o aleitamento materno como um ato perfeito, sem dificuldades.

“Nosso objetivo foi quebrar essa ideia trazendo para a roda de conversa que há dificuldades que a mãe vai encarar principalmente no primeiro mês. O bebê pode demorar para mamar, ou quando mamar, vai querer logo em seguida, mamar novamente, e isso não significa que o leite da mãe é fraco ou que não é suficiente. Haverá situações em que ele vai passar a madrugada querendo mamar, o que é normal, se considerarmos que o hormônio da prolactina é produzido durante o sono. São situações que vão exigir muito da mulher, que precisará de apoio frente a essa nova realidade”, sintetizou.

As atividades, que integram a “Semana do Bebê”, estão sendo realizadas em colaboração com as secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e representantes da sociedade civil.

A próxima ação está planejada para a próxima sexta-feira, 8/8, às 15h, na creche Professora Luzenir Farias, com as mesmas ações de envolvimento realizadas nesta sexta-feira, na USF Walid Aziz.

No dia 13/8, será a abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno, na USF Gebes Medeiros, localizada na avenida Pirarucu, nº 100, bairro Jorge Teixeira. A programação inclui palestras e rodas de conversa sobre paternidade responsável, rede de apoio familiar, registro civil como direito da criança e a importância de sistemas sustentáveis de apoio à amamentação.

As ações seguem ao longo do mês, com atividades educativas nas unidades de saúde da rede municipal e eventos especiais nos dias 22 e 29 de agosto. As ações acontecerão, respectivamente, na Creche Edith Monteiro Porto, localizada na rua Ibirapitinga, conjunto Oswaldo Frota, e na escola municipal Professora Neuza dos Santos Ribeiro, na BR-174, quilômetro 21, amal do Pau Rosa, zona rural de Manaus.

Temática

A Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba), organização internacional que promove e defende o aleitamento materno, definiu o tema “Priorize a Amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”, para a mobilização deste ano.

A proposta é reforçar o engajamento de todos para apoiar a mãe, criando uma rede sustentável que permita à criança ser alimentada exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A amamentação, no entanto, pode e deve continuar após esse período, complementada com outros alimentos, se for o desejo e de acordo com a possibilidade da mãe.

— — — 

Texto e fotos – Tânia Brandão/Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

22 de agosto de 2025
Manaus

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

22 de agosto de 2025
Manaus

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

22 de agosto de 2025
Manaus

Ageman notifica Águas de Manaus para refazer serviço no Japiim

22 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital