Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus avança com pavimentação de ladeiras no ramal Rio Branquinho

19 de agosto de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica os trabalhos no ramal Rio Branquinho, localizado no km 67, da BR-174, com a pavimentação de ladeiras que antes dificultavam a mobilidade e o escoamento da produção agrícola. Nesta terça-feira, 19/8, chegou a sete, o número de vias deste tipo já contempladas com terraplanagem e aplicação de asfalto, garantindo mais segurança, dignidade e qualidade de vida para a comunidade rural.

O trabalho envolve o uso de maquinário pesado, aplicação de aproximadamente 80 toneladas de massa asfáltica por dia e toda a preparação necessária para garantir um pavimento durável. Nesta semana, duas novas ladeiras, nos quilômetros 23 e 26 do ramal Rio Branquinho, recebem o serviço, aproximando a equipe da meta de 10 ladeiras pavimentadas, conforme planejamento da gestão.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Júnior, levar infraestrutura a áreas mais distantes é uma prioridade da prefeitura. “Sabemos das dificuldades que essas famílias enfrentavam com barro, lama e risco de acidentes. Nosso compromisso é responder com trabalho, levar terraplanagem, asfalto e infraestrutura de qualidade para oferecer dignidade e segurança. A determinação do prefeito David Almeida é alcançar as 10 ladeiras e estamos firmes nessa missão, porque quem vive no ramal também merece oportunidade de crescimento e qualidade de vida”, afirmou Renato Junior.

Para os produtores rurais, as mudanças já transformam a rotina. A agricultora Alieth da Costa, 63 anos, que cultiva tomate-cereja e outras frutas, relembra os desafios de antes: “Era muito difícil levar nossos produtos à cidade ou receber visitas da família. Tínhamos medo de atolar ou até capotar. Muitas vezes nossas frutas estragavam e não conseguíamos vender. Agora, com o asfalto, está muito melhor”, contou Alieth da Costa.

O produtor de tucumã, Raimundo Cardoso, 61 anos, reforçou a declaração da agricultora. “O escoamento da produção ficou mais rápido e seguro. Conseguimos ir e voltar da cidade sem tanto risco, e somos muito gratos à iniciativa da prefeitura”, comemorou o produtor rural.

Além das ladeiras principais, a Seminf também contempla vicinais, como a vicinal do Piquiá, reforçando a infraestrutura em toda a região. O projeto busca não só melhorar o tráfego de veículos, mas também promover segurança e valorizar a vida das famílias, estimular o comércio local e fortalecer a produção agrícola, gerando oportunidades de renda e desenvolvimento rural.

Com a conclusão da pavimentação das 10 ladeiras, a Prefeitura de Manaus reforça o compromisso com a infraestrutura do interior da cidade, transformando ramais de difícil acesso em vias seguras e estruturadas, que permitem escoamento eficiente da produção e garantem qualidade de vida para moradores e produtores.

— — —

Texto – Eduarda Lira / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Sine Manaus oferta 316 vagas de emprego nesta quinta–feira, 21/8

20 de agosto de 2025
Manaus

‘#SouManaus 2025’ inaugura espaço Estação das Artes

20 de agosto de 2025
Manaus

Trânsito será retomado em vias do Centro após obras do ‘Mutirão no Bairro’

20 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura informa que USF N 26 terá atendimento suspenso nesta quinta e na sexta-feira

20 de agosto de 2025
Manaus

Ageman registra aumento nas demandas da Ouvidoria em 2025

20 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital