Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20 de agosto de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), lançou uma consulta pública para ouvir a população sobre os serviços de saneamento básico ofertados pelo município. A iniciativa integra o processo de revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus (PMSBM), a ser concluída entre novembro e dezembro de 2025.

A participação popular será essencial para o diagnóstico das condições atuais e para o planejamento de ações voltadas à melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos sólidos.

A revisão é conduzida por uma equipe de consultores técnicos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com expertise nas áreas de saneamento, meio ambiente, sustentabilidade e infraestrutura, contratados pela Prefeitura de Manaus.

Como parte do processo de mobilização social, já foram realizadas diversas reuniões com grupos de catadores de recicláveis, lideranças comunitárias de Manaus e das comunidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

“A participação da população e de líderes comunitários é fundamental para que possamos entender melhor os desafios enfrentados e, assim, desenvolvermos soluções necessárias, eficientes e alinhadas com a realidade local”, destacou Célia Oliveira, coordenadora da equipe de Mobilização Social e Comunicação do PMSBM.

A consulta pública está disponível no site www.manaus.am.gov.br e na rede social da Semmasclima @semmasmanaus (Instagram). Você também pode acessar, clicando aqui: bit.ly/saneamentomanaus

Plano

A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus contempla quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A Prefeitura de Manaus criou a Comissão de Coordenação da Atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, em abril de 2024, e estabeleceu cooperação com a empresa Águas de Manaus, para a elaboração de um plano mais atualizado e que atenda as demandas da população, integrando a segurança hídrica, com soluções inovadoras, considerando as particularidades ambientais e sociais da cidade.

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico envolve: mobilização social (com realização de consultas públicas), diagnóstico da situação do saneamento básico, prognóstico, objetivos e metas; programas, projetos e ações; monitoramento e avaliação.

— — —

Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – Divulgação/Semmasclima e Valdo Leão/Semcom

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus leva novo asfalto ao conjunto Viver Melhor II e transforma a mobilidade da comunidade

20 de agosto de 2025
Manaus

Representantes de 15 países da América Latina e Caribe visitam cooperativa que fornece produtos da merenda para a rede escolar da Prefeitura de Manaus

20 de agosto de 2025
Manaus

Descarte irregular de lixo provoca obstrução em drenagem e prefeitura atua para evitar novos alagamentos na Compensa

20 de agosto de 2025
Manaus

Alunos da Prefeitura de Manaus vivenciam aula de educação ambiental no Instituto Soka Amazônia

20 de agosto de 2025

Prefeitura de Manaus executa obra emergencial e garante nova infraestrutura de drenagem na rua Ouro Preto

20 de agosto de 2025

Prefeito David Almeida dá início às obras de mais um conjunto habitacional na zona Oeste

20 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital