O Manaus Atende Inteligência Artificial (Maia), assistente virtual de atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, disponível pelo WhatsApp (92) 3672-1600, registrou um crescimento expressivo neste ano. Neste primeiro semestre, 77.669 contribuintes já utilizaram o serviço, o que representa aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados aproximadamente 35 mil atendimentos.
Do total de atendimentos realizados entre janeiro e junho deste ano, 67.946 contribuintes tiveram suas dúvidas solucionadas diretamente pelos menus automáticos do chatbot, que funcionam de forma simples e rápida. Já 9.723 atendimentos foram encaminhados para contato direto com os agentes do Manaus Atende, garantindo suporte humanizado aos cidadãos que necessitaram de informações adicionais e mais detalhadas.
Para o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Pontes, responsável pela implementação do canal, os números comprovam a aceitação da ferramenta e sua importância para facilitar o acesso da população às informações tributárias do município.
“Seguindo as tendências tecnológicas atuais, a Semef vem implementando novos canais de comunicação com o contribuinte mais eficientes. É o caso do WhatsApp, que implementamos há quase dois anos, e tem sido uma das ferramentas importantes para facilitar essa comunicação, tornando-a mais direcionada a assuntos específicos. Além de e-mails, cartas e SMS, agora temos esse canal pelo WhatsApp para tornar o nosso atendimento mais interativo e imediato”, disse.
O canal, lançado em dezembro de 2023, oferece atendimento automatizado do chatbot 24 horas por dia. Para acessar, basta salvar o número (92) 3672-1600 nos contatos e enviar uma mensagem com a palavra “oi”. Após informar o CPF ou CNPJ, o contribuinte já tem acesso a um menu interativo com várias opções de serviços.
Entre os serviços disponíveis estão consultas relacionadas a parcelamentos de IPTU, ISS, Alvará, ITBI, além de orientações sobre outros procedimentos tributários. Caso as dúvidas não sejam resolvidas via chatbot, o contribuinte pode ser direcionado a um atendente para suporte especializado.
Segurança e praticidade
Pontes também reforçou que o canal não recebe áudios, vídeos ou ligações, sendo exclusivo para mensagens de texto. Ele alertou ainda que os contribuintes devem sempre verificar o selo verde de verificação do perfil, que confirma a autenticidade do serviço oficial da Prefeitura de Manaus.
A solução tecnológica foi desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Gove, especializada em sistemas de relacionamento voltados para o setor público. Nesta fase, o atendimento está focado em demandas tributárias, mas a meta é expandir o serviço para outras áreas da administração municipal.
Com a crescente adesão, o atendimento via WhatsApp consolida-se como um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura de Manaus e os contribuintes, combinando agilidade, acessibilidade e eficiência.
Outros canais
Além do serviço de atendimento via Whatsapp, a Central de Atendimento Manaus Atende também disponibiliza outros canais para atendimento tributário direto ao cidadão, como o Call Center, por meio do número 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O contribuinte também pode optar pelo atendimento via formulário “Fale Conosco” ou pelo chat, ambos disponíveis no portal de serviços: manausatende.manaus.am.gov.br.
— — —
Texto – Anderson Farias Semef
Foto – Divulgação/Semef