Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica trabalhos para receber encontro nacional InRede, de 25 a 27

10 de setembro de 2025
Compartilhar

A 15 dias da realização do 11º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontecerá de 25 a 27 de setembro, tendo a Prefeitura de Manaus como anfitriã, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) intensifica os preparativos para receber representantes, diretores, gestores e especialistas de mais de dez cidades brasileiras para discutir o tema “Desenvolvimento Urbano Integrado”.

O encontro conta com o apoio institucional do Ministério das Cidades, Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU-Habitat) e a Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ). Representantes de cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Maringá (PR), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Nova Friburgo (RJ), Niterói (RJ) e Redenção (PA) já confirmaram presença na capital amazonense.

“Realizar o 11º Encontro da InRede em Manaus é trazer para o coração da Amazônia o debate sobre o futuro das cidades. Aqui, onde os desafios ambientais se tornam ainda mais evidentes, vamos além da troca de boas práticas: reafirmamos a importância do planejamento urbano como ferramenta estratégica diante das mudanças climáticas e da necessidade urgente de sustentabilidade.

Esse encontro será um marco para pensar cidades mais humanas, resilientes e integradas à natureza, com a Amazônia mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível unir desenvolvimento e preservação”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Experiências

Durante três dias, os participantes vão compartilhar experiências e debater caminhos para a construção de centros urbanos mais inclusivos, resilientes e conectados.

Na programação do primeiro dia, 25/9, após o credenciamento, haverá boas-vindas e a abertura institucional pela manhã; seguida, à tarde, de palestras, debates e dinâmicas entre participantes. No segundo dia, 26/9, os trabalhos são mais internos do grupo de diretores e presidentes dos institutos e agências participantes, com apresentação das cidades, projetos e “Boas Práticas”, tendo, ainda, um momento específico para discussão sobre a COP30. E o terceiro dia, 27/9, será dedicado a uma visita técnica passando por grandes projetos desenvolvidos pela prefeitura, com assinatura do Implurb: parque Encontro das Águas Rosa Almeida, parque Gigantes da Floresta e nova sede do instituto. O roteiro ainda incluirá uma passagem por um projeto de Ecobarreira, encerrando no complexo turístico Ponta Negra.

Agenda 2030

O InRede conta com o apoio do Ministério das Cidades, ONU-Habitat e Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ) e segue como uma voz ativa na articulação de políticas públicas, alinhada à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana.

— — —

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus recupera via estratégica no bairro Zumbi dos Palmares e garante mais segurança no trânsito

10 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre desafios e tendências na área de avaliação educacional

10 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas

10 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus garante mais segurança viária com obras de manutenção asfáltica no Tarumã

10 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura elimina mais de 230 lixeiras irregulares em Manaus na primeira semana de setembro

10 de setembro de 2025
Manaus

Abertura do ‘Setembro Amarelo’ na rede municipal de ensino

10 de setembro de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital