Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas livre sem febre aftosa: pecuaristas destacam a importância da vacinação em rebanhos bovinos e bubalinos

29 de março de 2024
Compartilhar

A meta é imunizar mais de 95% do rebanho até 30 de abril, para que o Amazonas se torne status livre sem vacinação, a partir de maio 2 de maio de 2024

Foto: Emerson Martins/Sepror

Com mais de 700 cabeças de bovinos, o pecuarista André Monteiro, de 46 anos, do município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), iniciou a vacinação para imunizar seu rebanho contra a febre aftosa. A campanha é coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Sustentável (Adaf).

A meta é imunizar mais de 95% do rebanho em 41 municípios do estado, entre os dias 15 de março até 30 de abril, para que o Amazonas se torne status livre sem vacinação, a partir de 2 de maio de 2024.

Pecuarista há mais de 20 anos, André Monteiro ressalta a importância do Governo do Amazonas investir na compra de doses de imunizantes para a vacinação dos rebanhos, priorizando a saúde e bem-estar do animal.

“Isso fará que a gente possa exportar nossos produtos. Esse é o nosso foco, trabalhamos com cria, recria e engorda, sendo 100% nossa pecuária de corte, onde são destinados aos frigoríficos no Amazonas. A retirada será um marco para o estado”, diz André.

Foto: Emerson Martins/Sepror

Área livre sem febre aftosa

Foi publicado, na segunda-feira (25/03), Portaria n° 665, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que reconhece nacionalmente o Amazonas, como livre de febre aftosa sem vacinação, a partir de 2 de maio de 2024.

O próximo passo será o reconhecimento internacional, por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), conferindo ao Estado o status “livre de sem vacinação”.

Para o diretor-presidente da Adaf, José Omena, o Amazonas está muito perto de uma grande conquista, mas isso só será possível com a participação de cada pecuarista. “Nesse momento, os servidores da Adaf estão empenhados em promover a última campanha de vacinação contra febre aftosa. É fundamental que cada produtor faça sua parte e vacine seu rebanho. Se todos vacinarem até 30 de abril, estaremos finalmente livres dessa doença e a pecuária amazonense passará a viver uma nova fase, de crescimento e desenvolvimento sustentável”, avaliou.

Fotos: Emerson Martins/Sepror

Aquisição das vacinas

Para esta última campanha, a Sepror investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão, proporcionando a aquisição de 375 mil doses. Os pecuaristas devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias ou no escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

As vacinas devem ser aplicadas até 30 de abril e fazer a notificação junto à Adaf até dia 15 de maio. Esta deve ser a última campanha de vacinação após a inclusão do Amazonas entre os Estados que preiteiam o status Livre de Aftosa sem Vacinação.

Foto: Emerson Martins/Sepror

“Isso é muito importante para o Amazonas. Estou iniciando na pecuária com 35 cabeças bovinas, com uma pecuária de corte e de leite. Meu rebanho já foi todo vacinado, isso ajuda nosso município crescer mais”, ressalta o pecuarista Clenilton Gomes, de São Sebastião do Uatumã.

Atualmente, possuem o status sanitário Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, obtido em 2021, os municípios: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá. Portanto, os produtores desses municípios não precisam mais vacinar.

De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, para que o estado fique livre da aftosa, os produtores rurais, toda a sociedade civil precisa estar unida junto com Governo do Amazonas, para que nós possamos ultrapassar esse percentual de 95% de vacinação.

“Todos unidos, o setor produtivo, o Governo do Amazonas, sempre seguindo a determinação do governador Wilson Lima, para que a gente consiga alcançar esse objetivo principal dos pecuaristas do Estado do Amazonas”, finaliza Daniel.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam vistoria obra de mina de potássio e garante monitoramento ambiental em Autazes

24 de abril de 2025
Amazonas

Arsepam fortalece combate ao tráfico de pessoas com capacitação técnica da Organização Internacional para as Migrações e do Ministério Público do Trabalho

24 de abril de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas antecipa chegada de ajuda humanitária à calha do rio Madeira

24 de abril de 2025
Amazonas

Participação popular no SUS é tema de curso em Vigilância Participativa na FVS-RCP

24 de abril de 2025
Amazonas

Inscrições para o Exame de Certificação de Jovens e Adultos estão abertas até o dia 2 de maio

24 de abril de 2025
Amazonas

Reajuste salarial para Forças de Segurança Pública será pago a partir deste mês após aprovação na Aleam

24 de abril de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital