Manaus respira cultura e sabores nesta quinta-feira, 4/9, com a realização da Aula-Show de Gastronomia, que acontece no mercado de Origem da Amazônia (complexo Boothline), como parte da programação oficial do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, maior festival gratuito de artes integradas do Brasil.
O evento, que teve iniciou às 9h e segue até as 14h, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AM) e com o mercado de Origem da Amazônia. A iniciativa reúne grandes nomes da cena gastronômica regional em uma experiência que combina aprendizado, troca de saberes e degustação.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, também enalteceu a dimensão cultural do encontro. “A Aula-Show é um espaço onde a gastronomia dialoga com a cultura e a tradição, revelando Manaus como uma cidade viva, criativa e cheia de pertencimento. Esse é o espírito do ‘#SouManaus’, um festival que celebra quem somos e projeta a nossa capital para o mundo”, afirmou.
Na cozinha montada especialmente para a atividade, chefs renomados compartilham técnicas, histórias e pratos que revelam a força cultural da Amazônia, reforçando a candidatura de Manaus à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Gastronomia. O público também participa de rodas de conversa e sorteios especiais, numa celebração que vai além do paladar.
Entre os destaques estão a chef Maria do Céu Athayde, referência internacional em pesquisa e valorização da cozinha amazônica; o chef Cláudio Procópio, presidente da Associação Amazonense de Gastronomia; e a chef Selma Reis, ícone da culinária de raiz. A mediação é do gastrólogo chef Eraldo Oliveira, que destacou a importância da iniciativa.
“A Amazônia é o território da mais diversa gastronomia do planeta. Esta aula show é uma prova de que nossa culinária é memória, identidade e criatividade. Mostrar isso ao mundo é afirmar Manaus como protagonista e dar mais um passo rumo ao reconhecimento da Unesco”, enfatizou o chef Eraldo.
Em sua 10ª edição, o “#SouManaus Passo a Paço” transforma o centro histórico em um grande corredor cultural, reunindo mais de 20 atrações nacionais e cerca de 3 mil artistas regionais entre os dias 5, 6 e 7 de setembro, além de atividades que já começaram desde o último dia 2. Muito além da música e dos espetáculos, o festival reafirma Manaus como vitrine de experiências e identidade amazônica.
— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Fotos – Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCt7Hv