Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Conferência encerra com propostas aprovadas e eleição

23 de junho de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), encerrou na noite deste sábado, 21/6, a 4ª Conferência Municipal das Cidades. O evento foi marcado pela aprovação das propostas construídas coletivamente nos três eixos temáticos e pela escolha dos delegados que representarão Manaus na Conferência Estadual, prevista para ocorrer até o final de agosto.

Durante dois dias, representantes do poder público, movimentos sociais, entidades civis, conselhos profissionais, acadêmicos e população em geral debateram os principais desafios e soluções para o desenvolvimento urbano, a política habitacional e a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

Os temas discutidos foram distribuídos em três eixos: Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas; Gestão estratégica e financiamento e Grandes temas transversais, que envolvem questões ambientais, sociais, territoriais e econômicas.

O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, destacou que a conferência reafirma o compromisso da gestão municipal em ouvir a sociedade para a construção de políticas públicas mais eficazes e democráticas.

“Nós saímos daqui mais fortalecidos. As propostas aprovadas nas salas temáticas são fruto do diálogo, da escuta e do comprometimento de cada participante. É assim que se constroem políticas públicas: de forma participativa, olhando para as necessidades reais da cidade e da sua gente”, afirmou.

Representando os povos originários, a coordenadora da Comissão de Terra e Moradia da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copemi), Marcelly Munduruku, reforçou a importância da participação dos povos indígenas na definição das políticas urbanas.

“A nossa presença aqui não é apenas simbólica. Somos parte da cidade e precisamos estar incluídos nas discussões sobre moradia, regularização fundiária, meio ambiente e desenvolvimento urbano. É fundamental que as políticas públicas considerem nossas especificidades, nossas lutas e nossos direitos enquanto povos originários que vivem na cidade”, pontuou.

Com o encerramento da etapa municipal, as propostas aprovadas serão sistematizadas e encaminhadas para a etapa estadual, onde seguirão contribuindo com a formulação de diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

— — —

Texto – Leonardo Fierro / Semhaf

Fotos – João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCiTzD

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

USF Megumo Kado será reinaugurada e atendimentos em ponto de apoio serão interrompidos

1 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura inscreve para 1ª corrida ‘#SouManaus’ nesta segunda-feira

1 de setembro de 2025
Manaus

Segundo domingo de ‘Faixa Liberada’ atrai multidão ao Centro e prefeito David Almeida destaca sucesso da iniciativa

1 de setembro de 2025
Manaus

Edição do ‘Manaus Cidadã’ em parceria com o Prospera tem público de 3 mil pessoas

1 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus leva experiências à Conferência Internacional de Resíduos e Saneamento Básico

1 de setembro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 565 vagas de emprego nesta segunda–feira, 1º/9

1 de setembro de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital