Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Congresso Nacional sedia Fórum Parlamentar do Brics em junho

25 de abril de 2025
Compartilhar

25/04/2025 – 16:38  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Fausto Pinato coordena o Fórum Parlamentar na Câmara dos Deputados

Entre os dias 5 e 7 de junho, o Parlamento brasileiro receberá representantes de 35 delegações de diferentes países para o Fórum Parlamentar do Brics. Formado oficialmente em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China, o grupo de países que compõem o Brics conta hoje com mais sete integrantes: a África do Sul, que ingressou, em 2011; Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia e Irã, que entraram no ano passado; e a Indonésia, admitida no início deste ano.

Esta será a 11ª edição do fórum e, pela primeira vez, o evento será aberto à participação da sociedade.

O coordenador do Fórum Parlamentar na Câmara dos Deputados, o deputado Fausto Pinato (PP-SP), acredita que isso torna o evento deste ano ainda mais promissor. “Os diplomatas dos outros países estão muito otimistas, porque agora, sim, vai ter mais gente, não vão ser só os líderes, mas a sociedade civil, empresários e, depois, a reunião dos líderes em julho.”

Protecionismo
O Brasil coordena o Brics neste ano de 2025 e foi um pedido do governo brasileiro que houvesse participação popular nas discussões. Como pauta prioritária, o Brasil propôs dois temas: a cooperação entre os países do chamado Sul global e o fortalecimento de parcerias entre os países do bloco para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Para Fausto Pinato, será uma oportunidade para ampliar a cooperação entre os países como forma de reduzir as incertezas do cenário internacional, especialmente diante das medidas protecionistas adotadas pelo governo dos Estados Unidos.

Na opinião do deputado, o Brasil precisa aproveitar a cooperação com os países do Brics para investir em desenvolvimento tecnológico e fortalecer a indústria nacional. “O Brasil precisa de tecnologia e reindustrialização e potencializar as exportações. Entendo que o Brics abriu novas portas e novos aportes financeiros para tentar fazer incentivos e parcerias privadas em segmentos estratégicos”, afirmou.

Fausto Pinato ressalta ainda a importância do Brics no cenário global. O deputado lembra que os países do grupo respondem por mais ou menos metade da população e por quase 40% do PIB mundial.

De acordo com o site do governo brasileiro sobre o Brics, o Brasil exporta mais para os parceiros do grupo do que importa. A página informa que, em 2024, 36% das exportações brasileiras foram para os integrantes do Brics, o que corresponderia a 121 bilhões de dólares. Já as importações de mercadorias desses parceiros teriam ficado em 88 bilhões de dólares.

Após o Fórum Parlamentar em Brasília, ocorrerá a 17ª Reunião de Cúpula do Brics, encontro dos dirigentes dos países do bloco, no Rio de Janeiro. O encontro será nos dias 6 e 7 de julho. O Brasil já sediou outras três reuniões em 2010, 2014 e 2019.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Geórgia Moraes

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Projeto prevê punição mais rigorosa para autoridade que dirigir ou cometer crime sob efeito de álcool ou drogas

13 de maio de 2025
Nacional

Debatedores cobram mais rigor contra trabalho escravo em lavouras de café no sul de Minas

13 de maio de 2025
Nacional

Projeto autoriza governo a construir e manter reservatórios de água na região Norte

13 de maio de 2025
Nacional

Projeto prevê reserva de vagas em eventos para instituições de apoio a pessoas com deficiência

13 de maio de 2025
Nacional

Debatedores criticam em seminário instalação de usina termelétrica no Distrito Federal

13 de maio de 2025
Nacional

Projeto amplia troca de informações entre autoridades sobre crimes na faixa de fronteira

13 de maio de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital