Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputada Mayara propõe implantação do método Wolbachia contra dengue no Amazonas

6 de março de 2024
Compartilhar

Visando reduzir casos e combater a dengue no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) sugeriu a implantação do método Wolbachia como diretriz complementar no controle biológico do Aedes aegypti. A medida, proposta no Projeto de Lei nº 105/2024, já foi introduzida em outros Estados do país e demonstrou eficiência no resultado.
Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em cerca de 50% dos insetos, menos no Aedes aegypti. O método Wolbachia consiste em liberar essa bactéria na natureza para que se reproduza com o Aedes aegypti, estabelecendo uma população nova com esses mosquitos incapazes de desenvolver e transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A metodologia foi implantada 100% em Niterói (RJ), no ano passado, e apresentou uma redução de 75% dos casos das doenças na região.
“O Brasil vive uma intensa onda de dengue, houve um aumento de 315% nos casos este ano em relação a 2023. E na contramão deste cenário, temos Niterói que instituiu o método Wolbachia e até o momento só tem 30 casos suspeitos. Os esforços para controlar a dengue têm sido constantes, mas enfrentamos desafios significativos em relação à prevenção e controle do vetor. Por isso, estou fazendo esta propositura para colaborar com esse enfrentamento e possibilitar resultados mais exitosos na redução de casos de dengue no Amazonas”, explicou a parlamentar.
Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 688.461 casos suspeitos de dengue em todo o país. Já no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) contabiliza 11.422 casos suspeitos de arboviroses, destes sendo 1.915 para dengue.
O PL prevê o monitoramento, a identificação da circulação viral e acompanhamento da evolução em regiões do Amazonas, ações intensificadas de prevenção e controle do vetor Aedes Aegypti nos diferentes depósitos urbanos, fortalecer a implementação do método Wolbachia para aumentar a efetividade das ações e diminuir o tempo de resposta no combate ao Aedes aegypti, minimizando dificuldades decorrentes de sazonalidade e riscos de pandemia.
O governo estadual estará autorizado a firmar convênios e contratos com órgãos, entidades e instituições públicas ou privadas, inclusive do terceiro setor, universidades e empresas, para implantação do método.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Comandante Dan reconhece avanços do DNIT, mas pede celeridade

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel destaca avanço histórico na valorização das forças de segurança com aprovação da data-base na Aleam

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Felipe Souza comemora reajuste para PMs e bombeiros: ‘Compromisso com quem protege o Amazonas’

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Dr. George Lins propõe a criação da ‘Semana Sem Telas’ no Amazonas

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Cinco projetos de autoria do deputado Cristiano D’Angelo são aprovados na Aleam e seguem para sanção governamental

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Esporte, Lazer e Relações Internacionais da Aleam, presidida pelo deputado João Luiz, será instalada na terça-feira, 29/4

24 de abril de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital