Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado estadual Wilker Barreto solicita esclarecimentos da secretária de Educação do Estado

18 de abril de 2024
Compartilhar

Após 30 dias de fiscalizações em escolas estaduais, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna do Legislativo estadual, nesta quarta-feira (18/4), para reforçar a urgência de um posicionamento da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) acerca da precariedade na educação do Amazonas:
“Porque passados os 30 dias, o Governo não apresentou uma solução e ninguém fala nada em nenhuma esfera. Cadê o deputado Amom que não dá uma linha em solidariedade aos jovens que hoje limpam escola? Porque para mim, isso não é normal, aluno tem que está em sala de aula”, pronunciou.
O parlamentar informou que a primeira fiscalização partiu de denúncias sobre a falta de serviços gerais devido aos atrasos no pagamento das empresas terceirizadas, exigindo que os próprios estudantes assumam essa função e providenciem os materiais de limpeza por conta própria. No entanto, a inspeção mostrou outros problemas.
“Eu fiscalizei através de denúncias a primeira escola estadual sobre a questão da falta dos profissionais de serviços gerais e lá não foi só isso que eu encontrei. Eu encontrei uma merenda não nutritiva. Isso foi a primeira escola, os alunos limpando a escola. Nesse período eu visitei três escolas, nas três escolas essa é a realidade, esse é o novo normal da educação do Amazonas”, declarou.
Outra questão reforçada foi a qualidade da merenda escolar. Com cardápio limitado a pão com água, bolachas e frango sem qualquer tipo de legume ou verdura, estudantes da rede pública que recebem uma dieta que não condiz com a Lei n° 6470/2023 de autoria do deputado, garantidora de alimentação saudável nas escolas estaduais.
“Hoje saiu uma matéria em que comprova que o Estado vai fornecer 10 toneladas de carne. Amém, porque desde fevereiro estão comendo só frango sem verdura e sem legumes, quem tá comprando o tempero são as senhoras da cozinha. É desta forma que nós vamos tirar o Amazonas do último lugar do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem? Com escolas de tempo integral servindo pão com água, às vezes só biscoito. Um suco na merenda escolar hoje somente em datas comemorativas”, explicou.
Além disso, Wilker também questionou a falta de manutenção de ares-condicionados nas instituições, que obriga os alunos a comparecerem mediante sistema de rodízio.
“Escolas fazendo rodízio. Contratos de manutenção de merenda, de ar-condicionado na casa dos milhões. E para onde está indo esse recurso? Não esqueçamos que a Lei obriga o Estado a aplicar 25% na educação”, ponderou.
Por fim, Barreto reforçou que diante de todas as situações denunciadas por ele há 30 dias, o Estado continua sem emitir qualquer tipo de esclarecimento e apresentar soluções, incluindo também o não posicionamento de parlamentares jovens que defendem a educação.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Comandante Dan reconhece avanços do DNIT, mas pede celeridade

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel destaca avanço histórico na valorização das forças de segurança com aprovação da data-base na Aleam

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Felipe Souza comemora reajuste para PMs e bombeiros: ‘Compromisso com quem protege o Amazonas’

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Dr. George Lins propõe a criação da ‘Semana Sem Telas’ no Amazonas

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Cinco projetos de autoria do deputado Cristiano D’Angelo são aprovados na Aleam e seguem para sanção governamental

24 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Esporte, Lazer e Relações Internacionais da Aleam, presidida pelo deputado João Luiz, será instalada na terça-feira, 29/4

24 de abril de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital