Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Empreendedoras ocupam espaços da Semulsp e transformam desafios em oportunidades

1 de julho de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), abre espaços para acolher e incentivar o empreendedorismo de mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto acontece em dois pontos da cidade: na sede da Semulsp, com edições mensais sempre no último dia útil do mês, e na lagoa da Compensa, onde a comercialização ocorre às quartas, quintas, sextas-feiras e aos domingos, das 16h às 22h, horário de maior movimento na área.

Na segunda-feira, 30/6, a área de convivência da sede da Semulsp recebeu mais uma edição do tradicional “Bazar da Drika”. Dessa vez, com a participação das empreendedoras do projeto “Segunda Chance”. O grupo, liderado por Marluce Perdigão, reúne mulheres que enfrentam situações de abandono, luto, doença e exclusão social.

“Nosso grupo reúne mulheres que foram esquecidas pela sociedade. Aqui, elas reencontram o brilho no olhar, a força para seguir em frente e a possibilidade real de reconstruir suas histórias com dignidade. Muitas enfrentam câncer, luto, abandono, dívidas, e chegam até nós desacreditadas. A Semulsp nos acolheu com carinho e respeito, e isso faz toda a diferença. Mais que vender, a gente tem voz, visibilidade e esperança”, declarou Marluce.

A iniciativa é voltada especialmente para mães solo, vítimas de violência doméstica, mulheres que superaram o câncer ou estão fora do mercado de trabalho por causa da idade. A cada edição, elas mostram talento, coragem e vontade de recomeçar.

“Eu nunca imaginei que vender meus doces seria minha forma de viver. Depois do câncer e de perder o emprego, achei que nunca mais teria oportunidade. Hoje, vendo aqui e nas ações comunitárias. Isso me salvou”, conta emocionada Simone Melo, de 53 anos.

Além de ser uma vitrine de talentos, o projeto também fortalece redes de apoio entre as mulheres, promovendo autoestima, geração de renda e independência. A servidora Elane Azevedo da Silva, que trabalha na área administrativa da Semulsp, é uma das clientes assíduas. “A gente compra, ajuda e ainda leva para casa produtos de qualidade, feitos com carinho. É uma troca linda. Já virei cliente fiel”, mencionou.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, esteve com as empreendedoras, visitou estandes e destacou a importância do projeto. “Nosso papel é acolher, apoiar e abrir portas. Por orientação do prefeito David Almeida, temos buscado promover ações que valorizem a dignidade das pessoas, especialmente das mulheres guerreiras que precisam apenas de uma chance para mostrar sua força”, afirmou Sabá.

Outro diferencial da iniciativa é o compromisso com a justiça econômica: não há taxas abusivas e, nas ações comunitárias, a participação é totalmente gratuita.

A agenda do projeto continua, nesta quarta-feira, 2/7, com mais uma edição do bazar na lagoa da Compensa, das 16h às 22h. Mais uma oportunidade para conhecer os produtos e, principalmente, apoiar histórias reais de superação, coragem e empreendedorismo.

— — —

Texto – Dora Tupinambá/Semulsp

Fotos – Divulgação/Semulsp

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus entrega ponte de 30 metros e melhora mobilidade no bairro Zumbi dos Palmares

29 de agosto de 2025
Manaus

Demolição de seis outdoors no Nova Cidade e Torquato Tapajós

29 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura leva educação de trânsito e meio ambiente à escola

29 de agosto de 2025
Manaus

Guarda Municipal efetua prisão em flagrante por violência doméstica

29 de agosto de 2025
Manaus

#SouManaus 2025 terá samba e pagode no palco Mangueirão

29 de agosto de 2025
Manaus

Visa Manaus apreende 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares no Centro

29 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital