Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Estudantes da Prefeitura de Manaus têm aula de educação ambiental com o Instituto Soka

29 de julho de 2025
Compartilhar

Com o objetivo de preparar os estudantes da Prefeitura de Manaus para uma aula em campo, o Instituto Soka da Amazônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 29/7, uma visita técnica à escola municipal Agenor Ferreira Lima, localizada no bairro Zumbi, zona Leste da capital. A atividade integra o projeto “Academia Ambiental” e envolveu alunos do 5º ano do ensino fundamental.  

A aula em campo será realizada na sede do Instituto Soka, situada em frente ao Encontro das Águas, área de preservação reconhecida por sua relevância ecológica e por abrigar projetos educativos e pesquisas ambientais.  

A proposta é despertar, desde cedo, a consciência ambiental nas crianças, por meio de uma abordagem prática, lúdica e interdisciplinar. Durante a visita à escola, os alunos participaram de uma atividade em sala de aula, onde puderam conhecer mais sobre o instituto, o conceito de reserva do patrimônio nacional e os temas que serão trabalhados na aula em campo, como ecologia, arqueologia e história do Amazonas.  

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental do Instituto Soka, Jean Dinelly Leão, o principal objetivo é mostrar que a aula em campo é muito mais do que um passeio: é uma extensão do ambiente escolar em contato direto com a realidade local.  

“A ‘Academia Ambiental’ reforça os temas socioambientais que os alunos já vivenciam no cotidiano escolar, conectando essas experiências às diretrizes da Carta da Terra e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É uma maneira de mostrar que a sustentabilidade começa com ações locais, dentro da escola, na comunidade e no coração da própria Amazônia”, afirmou.  

O assessor pedagógico da Semed, José Nepomuceno, também destacou a importância pedagógica da ação. “Eles entendem que não é apenas sair da escola. É uma vivência, uma aula diferenciada, que amplia o olhar para a sustentabilidade e o cuidado com o nosso território”, explicou.  

A estudante Beatriz Dias dos Santos, de 11 anos, do 5º ano, demonstrou entusiasmo com a experiência. “Eu gostei muito das imagens que eles mostraram e de saber que a gente vai visitar um lugar que é importante para a natureza. Quero aprender mais quando a gente for lá de verdade”, disse animada.  

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed  

Foto – Divulgação/ Semed 

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

22 de agosto de 2025
Manaus

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

22 de agosto de 2025
Manaus

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

22 de agosto de 2025
Manaus

Ageman notifica Águas de Manaus para refazer serviço no Japiim

22 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital