Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Políticas públicas contribuem para segurança alimentar na capital

1 de agosto de 2025
Compartilhar

No mês em que o Brasil celebra a saída do Mapa da Fome, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), destaca e reforça o trabalho voltado para segurança alimentar que têm contribuído diretamente para esse avanço histórico, com 4 milhões de refeições servidas de forma gratuita à população. A saída do Brasil do Mapa da Fome se deu a partir da média entre os anos de 2022, 2023 e 2024, quando menos de 2,5% da população brasileira esteve em risco de subnutrição ou com acesso insuficiente à alimentação.

Em Manaus, a Semasc tem atuado diariamente com ações voltadas à segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o município conta com 12 unidades do programa “Prato do Povo”, que oferecem refeições gratuitas e estão distribuídas por todas as zonas da cidade. Além disso, há cinco “Cozinhas Comunitárias” e um “Restaurante Popular”, este último oferecendo refeições a preço simbólico.

O secretário da Semasc, Saullo Vianna, enfatiza o compromisso com a segurança alimentar por meio de programas voltados à população em situação de vulnerabilidade.

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é uma conquista histórica, e aqui em Manaus nós estamos fazendo a nossa parte para que esse resultado seja permanente. Por meio do programa ‘Manaus por Você’, vamos fortalecer ações como o ‘Prato do Povo’ e as ‘Cozinhas Comunitárias’, além da criação do ‘Banco de Alimentos’ da capital, que vai receber doações de feiras e mercados para garantir mais segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade”, afirma o secretário.

Com 12 unidades espalhadas por todas as zonas da cidade, o “Prato do Povo” oferece diariamente 12 mil refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Além da oferta de alimentação, as unidades também promovem ações de educação nutricional, orientando os usuários sobre hábitos alimentares saudáveis e o direito à alimentação adequada.

As “Cozinhas Comunitárias” têm como objetivo contribuir para a redução da vulnerabilidade social e da insegurança alimentar e nutricional em diversas áreas da cidade. Com cinco unidades em funcionamento, o serviço oferece refeições nos cinco dias úteis da semana, seguindo um cardápio balanceado e orientado por nutricionistas. Os usuários são acompanhados, periodicamente, com foco na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida, até que atinjam níveis satisfatórios de nutrição.

Os “Restaurantes Populares” são voltados à oferta de refeições saudáveis, balanceadas e acessíveis. Com valor simbólico de R$ 1, atendem principalmente trabalhadores urbanos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, assegurando o direito humano à alimentação adequada. O serviço também contribui para a redução da insegurança alimentar e para a melhoria da qualidade de vida, com cardápios elaborados por nutricionistas, garantindo refeições nutritivas e adequadas às necessidades da população.

— — —

Texto – Syrrames Nobre/Semasc

Fotos – Diego Lima/Semasc

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Sinalização na avenida Silves e em vias estratégicas de Manaus

18 de agosto de 2025
Manaus

Nomeação de mais 13 profissionais no concurso da Semsa

18 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida dá início ao ‘2º Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Manaus’

18 de agosto de 2025
Manaus

Artesanato ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’

18 de agosto de 2025
Manaus

Ageman registra mais de 2,3 mil vistorias de iluminação pública em Manaus

18 de agosto de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 358 vagas de emprego nesta terça-feira, 19/8

18 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital