Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeito David Almeida mantém Passe Livre Estudantil e cria grupo de trabalho para garantir renovação do convênio com o Estado

27 de maio de 2025
Compartilhar

Nesta terça-feira, 27/5, o prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu com a comitiva técnica da Prefeitura de Manaus, representada por diferentes secretarias, para discutir sobre as tratativas de negociação do Passe Livre Estudantil. Mesmo sem a renovação do convênio com o Governo do Estado, o chefe do Executivo municipal anunciou, que a prefeitura seguirá garantindo, de forma excepcional, a gratuidade no transporte público para estudantes da rede municipal, já para os estudantes da rede estadual, o benefício segue até o dia 21 de junho. A medida busca assegurar que os alunos não sejam prejudicados, enquanto as tratativas para renovação do convênio continuam.

Durante reunião com secretários municipais e técnicos da área, o prefeito determinou a criação de um grupo de trabalho específico para acompanhar, de forma permanente, as negociações com o Governo do Estado e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). O objetivo é garantir que o benefício seja mantido com responsabilidade e em respeito às famílias que dependem do Passe Livre Estudantil.

“A prefeitura vai continuar garantindo a gratuidade para os alunos da rede municipal. E, mesmo sem o repasse do Estado, manteremos o benefício para os estudantes da rede estadual até o dia 21 de junho. Estou confiante de que, com diálogo, vamos encontrar um caminho para renovar esse convênio que tanto ajuda na permanência dos alunos nas escolas e no alívio financeiro das famílias”, afirmou David Almeida.

O convênio entre Estado e município foi firmado em dezembro de 2021, entrou em vigor em fevereiro de 2022 e teve sua vigência encerrada no último dia 18 de maio. No entanto, os repasses por parte do Governo do Estado cessaram desde fevereiro de 2025, o que levou a prefeitura a arcar, sozinha, com os custos do benefício nos últimos quatro meses. Atualmente, a rede estadual possui cerca de 182 mil alunos elegíveis, dos quais 60 mil utilizam o Passe Livre. Na rede municipal, 160 mil estudantes têm direito, com cerca de 15 mil usuários ativos.

O prefeito também destacou que o Passe Livre Estudantil é uma política pública estratégica, que contribui diretamente para a redução da evasão escolar e a construção de uma cidade mais justa. “É um investimento na educação e no futuro da nossa cidade. Mas é necessário que cada ente assuma sua responsabilidade para que o programa seja viável e sustentável”, completou.

A prefeitura reforça que segue aberta ao diálogo e espera que o Governo do Estado possa retomar a parceria institucional com o município em benefício dos estudantes e da educação de Manaus.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura intensifica retirada de fios e cabos e passa de 5,2 toneladas de material removido de postes do Centro

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica ação de busca ativa para atualização do CadÚnico de famílias unipessoais

12 de setembro de 2025
Manaus

Educadores representam o Amazonas com projeto inovador de sustentabilidade

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura entrega ponte mista na comunidade Alfredo Nascimento

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura inicia ciclo de atividade para orientar profissionais de saúde sobre a Doença de Alzheimer

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida vistoria obras de reforma e ampliação da escola Waldir Garcia no bairro São Geraldo

12 de setembro de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital