Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus inaugura exposição ‘Fragmentos da Vulnerabilidade’ com foco no combate à violência contra a pessoa idosa

17 de junho de 2025
Compartilhar

Como parte da campanha “Junho Violeta”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) e em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), lançou, nesta terça-feira, 17/6, a exposição “Fragmentos da Vulnerabilidade: Arte e resistência contra a violência à pessoa idosa”, no Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico. A exposição segue aberta ao público até o dia 30/6, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A mostra reúne 13 obras inéditas que mesclam colagem digital, elementos do dadaísmo contemporâneo e recursos de inteligência artificial. As peças propõem uma reflexão crítica sobre os diferentes tipos de violência que atingem a população idosa, um problema social que cresce junto com o envelhecimento da sociedade brasileira.

Para o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, a iniciativa é uma forma de sensibilizar a sociedade para o enfrentamento dessa violação de direitos. “Mais do que uma exposição de arte, este é um ato de resistência e de conscientização. Queremos que cada visitante saia daqui entendendo que combater a violência contra a pessoa idosa é uma responsabilidade de todos nós”, destacou o presidente.

O conteúdo das obras dialoga diretamente com dados recentes da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam o aumento expressivo no número de denúncias de violência contra idosos no país.

O diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, também reforçou a importância da parceria entre cultura e direitos humanos.

“Receber ‘Fragmentos da Vulnerabilidade’ no Museu da Cidade de Manaus reafirma o compromisso da ManausCult em colocar os direitos humanos no centro da programação cultural da cidade. Esperamos que cada visitante saia sensibilizado e disposto a agir pela proteção de nossas pessoas idosas”, declarou.Exposição 

Cada instalação é um convite ao público para enxergar uma realidade muitas vezes invisível: o sofrimento físico, psicológico e emocional vivenciado por milhares de idosos no Brasil. As obras trazem à tona estatísticas, relatos silenciados e os impactos emocionais gerados por essas agressões.

A exposição integra a programação da campanha “Junho Violeta”, que ao longo de todo o mês promove ações educativas, culturais e de mobilização social em diversos pontos da cidade. Qualquer cidadão pode denunciar situações de violência contra a pessoa idosa, de forma gratuita e anônima, pelos seguintes canais de atendimento: Disque 100 ou Disque 165.

— — —Texto – Fábio Simões/FDT e Jéssica Trajano / ManausCultFotos – Clóvis Miranda / Semcom Thelson Souza / ManausCultDisponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjCisq6 

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Fiscalização eletrônica registra mais de 156 mil infrações

9 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove oferta de serviços em programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer

9 de setembro de 2025
Manaus

‘Semana da Alfabetização’ movimenta escolas municipais

9 de setembro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 401 vagas de emprego nesta quarta–feira, 10/9

9 de setembro de 2025
Manaus

Ageman multa Águas de Manaus por desabastecimento no Viver Melhor 1 e 2

9 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove encontro inédito entre música clássica e tradição indígena na floresta amazônica

9 de setembro de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital