Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica reordenamento na área central para garantir segurança e fluidez no trânsito

5 de agosto de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensifica ações de reordenamento na área central e na zona Sul da cidade, com foco na organização do tráfego, segurança de pedestres e incentivo à mobilidade ativa. As intervenções incluem reforço na sinalização horizontal e vertical, reorganização de fluxos viários e implementação de rotas para ciclistas.

No Centro, como parte integrante do “Mutirão no Bairro”, as ações priorizam a renovação das faixas de pedestres, linhas de retenção, marcas de canalização e legendas em ruas de grande circulação para reduzir conflitos e melhorar a fluidez do tráfego para receber os motoristas e munícipes que frequentam o centro de Manaus.

O vice-presidente de trânsito do IMMU, Leda Júnior, reforçou que o trabalho é uma resposta direta às necessidades da população. “É essencial para devolver a organização às ruas da cidade. Estamos promovendo segurança, fluidez e respeito às normas de trânsito, criando um ambiente mais seguro para motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte coletivo”, enfatizou Leda.

Ainda na área central, são demarcadas novas rotas para bicicletas, com pintura de ciclofaixas e sinalização adequada, incentivando o uso de meios de transporte sustentáveis e ampliando a segurança dos ciclistas.

Na zona Sul, as intervenções ocorrem em frente às escolas e vias com alto fluxo de veículos. A avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos e a rua Adalberto Maia receberam faixas de pedestres e pintura de legendas de orientação, como “pare” e canalizações. A rua Magalhães Barata, em frente à escola Dorival Porto, também teve reforço na sinalização. Já a rua Manaus 2.000, no bairro Raiz, passou por ordenamento com marcação de canalização e linhas de retenção. A avenida Crespo, entre as avenidas Paranavaí e Tefé, teve reforço na linha amarela contínua.

Para o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, o investimento em sinalização tem papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro e eficiente. “Estamos revitalizando a sinalização horizontal e vertical, especialmente nas áreas de grande circulação, como o Centro. O reforço nas rotas de pedestres e ciclistas ajuda a garantir que todos possam circular com segurança, respeitando os espaços designados e reduzindo os conflitos no trânsito”, afirmou Guedes.

As ações seguem um cronograma técnico que contempla os pontos com maior circulação e necessidade de intervenção. A prefeitura reforça o apelo para que a população respeite a sinalização e contribua para a construção de uma cidade mais humana e organizada.

— — —

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

22 de agosto de 2025
Manaus

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

22 de agosto de 2025
Manaus

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

22 de agosto de 2025
Manaus

Ageman notifica Águas de Manaus para refazer serviço no Japiim

22 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital