Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus soma 190 notificações em 14 ruas e avenidas vistoriadas durante ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

27 de agosto de 2025
Compartilhar

Na quarta semana desde o início do “Mutirão no Bairro” do centro histórico, uma ação inédita da Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) já fez 190 notificações e aplicou duas infrações por obstrução de calçada e ocupação irregular do logradouro público, na zona Sul. Os dados foram computados até a terça-feira, 27/8.

Foram notificados comércios e lojistas que insistem em manter produtos nas calçadas, como araras, redes, fogareiros e bancas, além de obras irregulares identificadas durante a operação. Conforme o Plano Diretor da cidade, a Lei Complementar 005/2014, que dispõe sobre o Código de Postura, no artigo 38, parágrafo 2, é “vedado aos estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais e órgãos públicos a utilização dos passeios públicos para estacionamento de veículos de moradores, clientes e funcionários ou exposição de produtos”.

O trabalho visa melhorar o ambiente no passeio público como espaços livres multifuncionais, onde ocorrem uma série de atividades, tanto de fluxo de pedestres, acesso a lotes, quanto de convivência social.

Vias fiscalizadas

Quatorze ruas e avenidas já receberam fiscalização, incluindo Barão de São Domingos, rua dos Barés, Coronel Sérgio Pessoa, Leovegildo Coelho, Tabelião Lessa, Pedro Botelho, Rocha dos Santos, Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Marcílio Dias e Miranda Leão.

O mutirão foi iniciado no último dia 4/8, pelo prefeito de Manaus, David Almeida, reunindo 16 secretarias municipais e mais de 1.100 servidores em uma operação integrada de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social. Com duração estimada de 90 dias, o mutirão será dividido em três grandes polos territoriais, e nesta primeira fase contempla 49 ruas.

Fiscalização e infrações

“Além da ocupação irregular de calçadas pelos comerciantes, impedindo o direito de ir e vir, e até mesmo do pedestre acessar com tranquilidade os próprios comércios, encontramos obras em execução sem o devido licenciamento, que foram notificadas e embargadas”, disse o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, que acompanha o mutirão nas ruas do centro histórico.

Sobre as ocupações e obstruções do logradouro público, fiscais do Implurb fazem as notificações, orientam novamente os lojistas, e retornam para verificar se os mesmos não voltaram a colocar produtos, araras e bancas nas calçadas. Duas multas foram aplicadas por descumprimento das notificações, gerando infração pela ilegalidade. Para a gerente de Patrimônio Histórico (GPH) do instituto, Landa Bernardo, o “Mutirão no Bairro” está renovando o ambiente do centro da capital, levando uma série de serviços públicos ao território.

“Vias como Marcílio Dias, Teodoreto Souto, Guilherme Moreira e Doutor Moreira vão ser liberadas para o acesso de carros e os quadriláteros passam também por grande limpeza urbana, incluindo ações de despoluição visual na fiação aérea de postes de energia. Tudo isso somado vai melhorar a qualidade do ambiente e dar segurança para a população que mora ou que vai ao Centro fazer suas compras ou para passear. É a prefeitura trabalhando neste reordenamento necessário e que só trará vantagens para todos”, afirmou Landa.

Ações

As ações visam requalificar o centro histórico e comercial, onde pulsa a memória, a economia e o turismo da capital. A população também é chamada a ser parceira, respeitando as regras de ocupação e ajudando a manter os espaços organizados.

O “Mutirão no Bairro”, no Centro, não é apenas um trabalho de limpeza e manutenção — é um movimento para valorizar o patrimônio histórico, fortalecer o comércio e oferecer mais qualidade de vida a quem vive, trabalha e visita a região.

— — —

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – Semcom e Maxwell Oliveira/Implurb

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura realiza teste operacional na Desembargador João Machado e ajusta intervenção com base em avaliação técnica

27 de agosto de 2025
Manaus

redução média de 58,6% nos assaltos a ônibus na capital

27 de agosto de 2025
Manaus

Mostra de cinema dá voz à diversidade e à periferia no ‘#SouManaus 2025’

27 de agosto de 2025
Manaus

USF N 43 terá atendimentos suspensos

27 de agosto de 2025
Manaus

Educação ambiental inclusiva para alunos da escola André Vidal

27 de agosto de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 339 vagas de emprego nesta quinta-feira, 28/8

27 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital