Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus teve representação em congresso internacional sobre controle e políticas públicas

2 de junho de 2025
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), participou, como representante da Prefeitura de Manaus, do 9º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP). Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o encontro reuniu profissionais de diversos países e Estados brasileiros em debates sobre os desafios globais e locais relacionados ao meio ambiente, à eficiência dos serviços públicos e ao fortalecimento da atuação dos órgãos de controle.

Representando o prefeito David Almeida, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Célio Guedes, ressaltou que “a programação buscou reforçar o papel das instituições de controle na indução de boas práticas de governança ambiental e na promoção de políticas públicas mais sustentáveis”.

A programação inclui palestras sobre Bioeconomia; a questão climática e a iniciativa do ClimateScanner; e a atuação dos Tribunais de Contas no âmbito da Sustentabilidade Ambiental. Há, ainda, debates sobre a Federação e as Políticas Públicas; Sustentabilidade e a Educação; e Desenvolvimento Sustentável, e painéis abordando os Riscos Fiscais e Controle Preventivo de Políticas Públicas; Controle e Políticas Ambientais; e Emergência Climática, Desastres Ambientais e a COP 30, entre outras atividades.

Participou do congresso, como painelista, a secretária municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Marcela Arruda, que explanou sobre “A Importância do Controle nas Contas Públicas Sustentáveis”, no painel sobre Mudanças Climáticas.

Marcela Arruda, é advogada, mestre em Gestão em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Direito Administrativo pela Corte de São Paulo, em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária e Eleitoral Parlamentarista, e Direito Constitucional pela Escola Superior de Educação da USP de São Paulo, autora do livro “Controle de Contas 2.0”.

No congresso, ela destacou as contratações públicas sustentáveis e o papel dos órgãos de controle nas mudanças climáticas, apresentando um panorama das mudanças climáticas e mencionou exemplos. Ao final, deixou uma mensagem para reflexão. “Nós precisamos agir. Se o mundo está em chamas, nós precisamos apagar o fogo imediatamente. E é este o convite que eu faço à reflexão dos Tribunais de Contas e dos demais órgãos de controle e representação de governos municipais que aqui estão”.

— — —

Texto e fotos – Divulgação / Semad

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

PMM recupera avenida estratégica que liga três zonas da capital

30 de junho de 2025
Manaus

‘Junho Verde’ com programação e indicadores históricos

30 de junho de 2025
Manaus

2º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti de 2025

30 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem no bairro Compensa

30 de junho de 2025
Manaus

Reconstrução do acesso no Nova Cidade com nova ponte

30 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras de drenagem na Alvorada

30 de junho de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital