Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura intensifica limpeza da orla de Manaus

10 de julho de 2025
Compartilhar

Cartão-postal banhado pelo rio Negro, a orla da capital também é cenário de um esforço diário da Prefeitura de Manaus para conter o avanço de toneladas de lixo que seguem pela cidade até os igarapés e, inevitavelmente, chegam ao rio. O trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que mantém equipes em ação desde as primeiras horas da manhã em uma batalha silenciosa, mas essencial.

Como parte desse esforço contínuo, a Semulsp realiza, neste domingo, 13/7, o transbordo das balsas que armazenaram o lixo retirado dos igarapés durante o mês de junho e a primeira semana de julho. Todo o material será transportado para o destino final ambientalmente adequado.

“É um trabalho que ninguém vê, mas sem ele o impacto seria devastador. Sem essa limpeza diária, boa parte desse lixo já estaria no fundo do rio Negro”, destaca o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Mesmo com a instalação de ecobarreiras flutuantes em pontos estratégicos — como o igarapé do Mindu — e o trabalho constante das equipes, a força das chuvas e a cheia dos igarapés sobrecarregam o sistema, fazendo com que parte dos resíduos escape e atinja o rio. O mais preocupante é que não se trata de falta de estrutura. Manaus conta com um dos sistemas mais completos de coleta urbana do país, e ainda assim, o descarte irregular segue sendo um desafio.

Além da coleta domiciliar diária, a prefeitura disponibiliza serviços de coleta seletiva porta a porta, em áreas cadastradas; 44 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis, disponíveis no site www.manaus.am.gov.br/semulsp; além de “Papa PETs”, para descarte correto de garrafas plásticas, instalados em áreas de grande produção desse tipo de material; e o serviço gratuito de agendamento para retirada de móveis e grandes objetos, pelos números: (92) 98415-9563 / 98459-5618.

Ainda assim, o índice de descarte irregular continua alto, e o lixo encontrado nos igarapés é, em grande parte, composto por resíduos domésticos, eletrodomésticos quebrados, pneus e entulho de obras — tudo que poderia ser descartado de forma correta, usando os serviços já disponíveis.

“Não é falta de serviço. É falta de respeito com a cidade e com o rio. O lixo que sai da sua mão, quando descartado na rua, vai parar no igarapé. E com a força da chuva, ele termina no rio Negro. O rio não é lixeira. É orgulho, identidade e responsabilidade de todos nós”, reforça Sabá.

Além da limpeza e do transbordo, a Semulsp mantém ações permanentes de educação ambiental, campanhas nas escolas e abordagens em comunidades com histórico de descarte irregular, e mais uma força-tarefa permanente de combate às lixeiras irregulares.

— — —

Texto – Dora Tupinambá/Semulsp

Fotos – Alex Melo-Semulsp

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus executa obra de implantação de drenagem superficial e transforma realidade de moradores no bairro Santa Etelvina

10 de julho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus avança com implantação de 100 metros de nova rede de drenagem no bairro Novo Aleixo

10 de julho de 2025
Manaus

PMM inicia capacitação em turismo na Colônia Antônio Aleixo

10 de julho de 2025
Manaus

Asfalto novo da Prefeitura de Manaus chega em vias do bairro Praça 14

10 de julho de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida sanciona lei que garante passe livre a mais de 212 mil estudantes da rede municipal

10 de julho de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida acompanha instalação do deck e anuncia pedalinhos na nova lagoa do Japiim

10 de julho de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital