A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), realizou, nesta quarta-feira, 16/7, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a primeira reunião de alinhamento para o planejamento dos 10 anos do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, o maior evento de artes integradas do Brasil, que ocorre nos dias 5,6 e 7 de setembro, no Centro Histórico de Manaus.
O encontro reuniu representantes dos órgãos da administração municipal envolvidos diretamente na organização do festival, com o objetivo de alinhar estratégias, articular ações conjuntas e antecipar demandas operacionais e logísticas para garantir o sucesso desta edição, que promete ser histórica.
Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, o momento marca o início de uma construção coletiva, essencial para o fortalecimento do evento que já se consolidou no calendário nacional da cultura.
“O ‘#SouManaus’ é muito mais que um festival; é um movimento que transforma a cidade por meio da arte, da cultura e da ocupação do nosso centro histórico. A edição de 2025 será emblemática pelos seus 10 anos, e por isso exige um planejamento ainda mais integrado, com o comprometimento de todos os envolvidos”, destacou Jender.
As ações seguirão o Plano de Ações Integradas (PAI), um documento que reúne e organiza as responsabilidades de cada secretaria e órgão envolvido na realização dos grandes eventos da cidade, criado pelo CCC.
“A reunião de hoje foi muito importante, porque marcou o primeiro alinhamento com todas as secretarias envolvidas no ‘SouManaus Passo a Paço’. A partir desse encontro, começamos oficialmente a colocar em prática o PAI, garantindo que cada etapa do evento aconteça com organização, segurança e eficiência”, explicou o superintendente do CCC, Sandro Diz.
O festival, que ao longo dos anos vem ampliando seu alcance e impacto, deve ganhar novos formatos, experiências e ações em sua próxima edição. A expectativa é que a programação de 2025 reforce a identidade cultural amazônica, democratize o acesso à arte e gere oportunidades para artistas, produtores e empreendedores locais.
— — —Texto – Jéssica Trajano / ManausCult e Fábia Lima / CCCFotos – Thelson Souza / ManausCult