Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sejusc encerra atividades do 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Amazonas

27 de março de 2024
Compartilhar

A iniciativa buscou debater medidas eficazes para garantir os direitos e a igualdade de gênero

Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/SejuscA Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) encerrou, nesta quarta-feira (27/03), as atividades do 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Amazonas, recebendo manifestações positivas por parte das participantes. O evento apresentou propostas voltadas à defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

O fórum foi marcado pela diversidade representada, com mulheres engajadas em diversas causas. Destacaram-se discussões sobre a vulnerabilidade social e econômica das mulheres, a violência de gênero, bem como questões específicas relacionadas às mulheres negras, ribeirinhas, indígenas e outras marginalizadas pela sociedade.

Durante o evento, a presidente da Associação de Afrodescendente Indígena da Amazônia, Elizoneide Rodrigues, ressaltou a importância do fórum para trazer visibilidade às mulheres amazônicas que frequentemente são deixadas à margem de decisões e necessitam de apoio.

“Esse fórum é de grande importância para dar visibilidade, vez e voz para as mulheres ribeirinhas, mulheres negras, mulheres quilombolas que vivem esquecidas das políticas públicas. Então precisamos realmente de políticas eficazes e específicas para o segmento de mulheres, esse espaço é de grande importância debater e questionar a nossa igualdade de direitos”, expõe Elizoneide.

A professora Iêda Nicassio, representante da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres de Presidente Figueiredo, enfatizou que as políticas públicas, quando efetivamente aplicadas às mulheres que mais necessitam, podem torná-las mais independentes, autônomas e empoderadas para enfrentar situações de violência e vulnerabilidade.

“É um momento de conhecimento, que a gente vai ter o fortalecimento de ações de políticas voltadas para a mulher. É necessário termos essa junção para discutir assuntos inerentes à mulher, porque mulheres precisam ser empoderadas pelas políticas públicas, para que elas possam tomar discernimento de sua importância social, econômica e política, e assim, tomar rumo da sua própria vida”, enfatiza Iêda.

Expansão

O fórum, coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), abordou a necessidade de estender as OPMs aos 62 municípios do Amazonas. A secretária executiva da SEPM, Maricília Costa, destacou que a Sejusc está empenhada em atender a todos os públicos do estado e que o encontro contribuiu para fortalecer os serviços destinados às mulheres.

Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc“Precisamos que essa política seja mais vista no interior, então, com esse fórum nós vamos criar OPMs no município ou também Conselho da Mulher para poder lutar a favor do direito da mulher”, destaca Maricília.

Representações de 22 municípios participaram do Fórum, que contou, ainda, com treinamento para a instalação de OPMs, com orientações da coordenadoria geral de Organismos de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam vistoria obra de mina de potássio e garante monitoramento ambiental em Autazes

24 de abril de 2025
Amazonas

Arsepam fortalece combate ao tráfico de pessoas com capacitação técnica da Organização Internacional para as Migrações e do Ministério Público do Trabalho

24 de abril de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas antecipa chegada de ajuda humanitária à calha do rio Madeira

24 de abril de 2025
Amazonas

Participação popular no SUS é tema de curso em Vigilância Participativa na FVS-RCP

24 de abril de 2025
Amazonas

Inscrições para o Exame de Certificação de Jovens e Adultos estão abertas até o dia 2 de maio

24 de abril de 2025
Amazonas

Reajuste salarial para Forças de Segurança Pública será pago a partir deste mês após aprovação na Aleam

24 de abril de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital