Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Servidores da educação participam de palestra para aprofundar conhecimentos sobre TEA e práticas alimentares

13 de junho de 2025
Compartilhar

Com o intuito de ampliar o conhecimento e fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à inclusão, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 13/6, o ciclo de palestras com o tema “O Autismo e a Seletividade Alimentar”, no auditório da sede da secretaria, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital. 

A ação faz parte do calendário anual do Programa Municipal Saúde do Escolar (PMSE), coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), e tem como público-alvo educadores que atendem crianças da educação infantil na rede municipal. 

De acordo com os organizadores, a seletividade alimentar é uma característica comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tendem a recusar certos alimentos, pois possuem um repertório alimentar muito restrito e preferem apenas um tipo específico de comida. Essa resistência a experimentar novos sabores ou texturas pode acarretar uma série de consequências, como deficiência nutricional, carência de nutrientes e vitaminas, problemas intestinais, perda de dentes, entre outros impactos na saúde física e emocional. 

“Nossa intenção é preparar a rede municipal para lidar com essas situações com mais empatia, conhecimento técnico e estratégias eficazes”, destacou o gerente da GACPE, Mário Jorge Cruz. 

Durante a programação, a doutora em Educação e coordenadora das ações Infâncias Saudáveis e Ecopedagogizando, Jacy Grande, ressaltou a importância do olhar pedagógico sobre os hábitos alimentares das crianças. “Mais do que uma questão nutricional, a seletividade alimentar precisa ser compreendida em seu contexto emocional, social e comportamental. Quando o educador compreende esse processo, ele pode oferecer um ambiente mais acolhedor, que favorece a autonomia e o bem-estar da criança”, afirmou Jacy. 

Já a técnica em Nutrição da Divisão de Alimentação Escolar, Joseline Almeida, destacou a importância do planejamento da merenda como ferramenta de inclusão. “A alimentação escolar precisa considerar as particularidades de cada aluno. Quando conseguimos adaptar o cardápio às necessidades das crianças com autismo, promovemos não apenas saúde, mas pertencimento. É fundamental que o setor de nutrição caminhe lado a lado com os educadores nesse processo”, explicou Joseline, durante a palestra sobre o papel da nutrição no cuidado com crianças autistas. 

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjChXzf

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

PMM promove qualificação para atendimento a pessoas com TEA

3 de julho de 2025
Manaus

Semsa Manaus recomenda a testagem para hepatites virais

3 de julho de 2025
Manaus

Agentes seguem com atualização cadastral de usuários do SUS

3 de julho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção de drenagem no bairro Petrópolis e garante mais segurança à população

3 de julho de 2025
Manaus

PMM executa obra de drenagem superficial no bairro da Paz

2 de julho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem e garante segurança viária no bairro São Jorge

2 de julho de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital