Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Visa Manaus apreende 50 toneladas de goma de tapioca e interdita indústria ilegal na zona Leste

23 de maio de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, na tarde de quinta-feira, 22/5, uma fiscalização em uma indústria ilegal de fabricação de goma de tapioca, na zona Leste da cidade, que resultou na apreensão de quase 50 toneladas do alimento e na interdição do estabelecimento. A ação teve o apoio de policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Os fiscais da gerência de Vigilância de Alimentos atenderam a uma denúncia encaminhada à Ouvidoria da Visa Manaus, informando sobre possíveis irregularidades sanitárias no local. Ao chegar à indústria, eles se depararam com uma operação de fabricação de goma de tapioca em condições bastante precárias: equipamentos sem higiene, sacas do alimento acondicionadas de forma irregular, e livre circulação de animais como cães, gatos e galinhas nas dependências do estabelecimento.

“A produção de alimentos naquele local infringe várias práticas de segurança sanitária e coloca a população manauara em risco, razão pela qual a Visa Manaus imediatamente apreendeu, tanto a matéria-prima utilizada para a produção da goma quanto o próprio produto já pronto em depósito (quando o produto é trancado no próprio local onde foi encontrado, em razão da grande quantidade), até que seja possível transportá-lo integralmente para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM-010. A indústria também foi interditada”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão Coelho.

Pelas infrações, os responsáveis pela indústria ilegal irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo das outras sanções cabíveis.

“A ação de hoje ressalta o compromisso da Prefeitura de Manaus com a eliminação de riscos sanitários à população da nossa cidade. Agradecemos e incentivamos o apoio dos cidadãos, que são parte essencial nesse processo ao denunciarem situações como a de hoje”, afirmou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues/Visa Manaus/Semsa

Fotos – Divulgação/Visa Manaus/Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus transforma beco Santo Antônio com nova pavimentação e garante melhor qualidade de vida à comunidade

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus leva coleta de resíduos às comunidades rurais e indígenas da capital

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera drenagem e calçada no bairro São Raimundo

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção hidráulica na feira coberta do Alvorada 1 e garante mais segurança aos feirantes e clientes

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus instala corrimão e reforça segurança em escadaria no bairro Dom Pedro

12 de setembro de 2025
Manaus

Prefeitura executa obra de contenção no Armando Mendes

12 de setembro de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital