Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Capital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CapitalObservatório da Capital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Visa Manaus atua em operação para fiscalizar fabricantes de suplementos alimentares

29 de julho de 2025
Compartilhar

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está participando desde segunda-feira, 28/7, de uma operação para fiscalizar fabricantes de suplementos alimentares com atuação na capital amazonense. A ação se estenderá até sexta-feira, 1º/8.

O trabalho de fiscalização é uma iniciativa que, além da Visa Manaus, reúne Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação integra o Programa de Fiscalização de Suplementos Alimentares da Anvisa, que tem o objetivo de verificar o cumprimento das legislações pertinentes às boas práticas de fabricação e demais legislações que regulam a fabricação de suplementos alimentares.

“Para cumprir essa determinação da Anvisa, uma força-tarefa reunindo fiscais desses três órgãos, que representam as três instâncias do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) em nosso estado, foi reunida para inspecionar as diferentes empresas que trabalham com a fabricação e comercialização de suplementos alimentares em Manaus”, explica a subsecretária Maria do Carmo Leão Coelho, que responde pela Visa Manaus.

No primeiro dia de atividades, na segunda-feira, 28, a força-tarefa fiscalizou uma empresa no bairro Crespo, zona Sul da cidade. Após verificar a linha de produtos da empresa, bem como examinar em detalhes suas instalações físicas e maquinário, as fiscais da Visa Manaus realizaram a apreensão e inutilização de produtos em desacordo com as boas práticas sanitárias.

“Ao todo, foram recolhidos e inutilizados cinco pacotes de matérias-primas diversas, que compõem ingredientes de determinados suplementos alimentares, os quais estavam com os prazos de validade vencidos; além de 182 sachês de café de açaí, 28kg de marapuama e 20kg de catuaba, que estavam em desacordo com a legislação pertinente. Esses produtos poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores”, explica o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

Pelas infrações encontradas, a empresa de suplementos irá responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

— — —Texto – Renildo Rodrigues/SemsaFotos – Divulgação/Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

22 de agosto de 2025
Manaus

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

22 de agosto de 2025
Manaus

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

22 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

22 de agosto de 2025
Manaus

Ageman notifica Águas de Manaus para refazer serviço no Japiim

22 de agosto de 2025
Observatório da CapitalObservatório da Capital